
Sou Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Professora da
Educação Infantil e Fundamental Menor com experiência há mais de 20 anos.
Escolhi esta profissão por ser a que eu gostava, desejava. Nunca fui muito
adepta do uso da tecnologia, a não ser quando fosse um recurso necessário.
A educação infantil e fundamental menor requer a experiência do
toque, do olhar, das sensações, educamos para além do “formal”. Tratamos da
educação intelectual e emocional da criança. Atuamos com aprendizados que
estimulam os sentidos. Trabalhamos o percorrer das letras e o equilíbrio do
corpo. Nosso trabalho é efetivamente uma base, um preparo inicial. E nesta
dinâmica, nos percebemos de um dia para o outro, enquanto um profissional que
precisava se reinventar totalmente. Nossos estudos, nossos teóricos,
aprendizados e experiências precisavam nos dar um suporte. Tudo que era tão
manual precisava invadir outro universo, o virtual. Precisávamos estar juntos,
mesmo que distante.
Neste contexto, de um dia para o outro precisei entender que a
minha sala de aula seria de manhã o Classroom/Meet
e a tarde o Teams. O que é isso? Foi
minha primeira pergunta e também a pergunta deles. “Bem é nossa sala de aula.
Um espaço virtual que vai nos unir. Eu agora vou estar na sua casa e você vai
estar na minha. E todos nós vamos nos ver e aprender muito juntos”. Foi assim
minha primeira conversa comigo e com eles, com as crianças.
Comecei a estudar, bem mais do que antes. Precisei aprender as
ferramentas, a linguagem e como funcionava. Precisei aprender outras
metodologias e contei/conto com ajuda de muitos(as) amigas e amigos. Percebi
que o Covid-19 nos afastou e nos uniu. De repente, vi crescer uma rede imensa
de solidariedade, principalmente, entre professores (as) e famílias.
Depois de estudar, pensar, formular... percebi que precisava
inserir o meu contexto de sala de aula neste universo, considerando duas
grandes questões: a qualidade do ensino precisa ser a mesma ou melhor; e a
adequação das metodologias e ferramentas para o nível de idade e aprendizado
das crianças. Então, comecei a planejar minhas aulas. Tudo precisava ser muito
lúdico. Na sala de aula presencial nós tínhamos os “combinados”, nossas regras
para a aula acontecer. Bem, adaptei. Então, fiz umas plaquinhas com símbolos
explicando nossas regrinhas, como deixar a garrafinha de água perto, desligar o
microfone enquanto a tia falar, ligar o microfone quando a tia pedir, antes de
começar a aula lavar as mãos e deixar o material escolar perto. Todos os dias
são testes. Aprendendo o que funciona ou não. Tento manter a interatividade com
eles. Converso, peço para vê-los. Peço que me mostrem o que estão fazendo,
mostrem as atividades. Não diferente da sala, chamo cada um pelo nome, pergunto
as novidades e como estão se sentindo.
Mantemos, eu e eles o nosso calendário. Todos os dias, marcamos a
data do dia da semana, conversamos sobre o dia. Todos têm participado e
buscamos aprender e nos divertir. Percebi que é importante não deixar que eles
fiquem parados muito tempo. Então, as atividades estão sendo pensadas para que
eles se levantem, se movimentem, que busquem objetos pela casa com atividades/brincadeiras
quanto ao conteúdo, tal como, aprendendo o som das letras. Peço que
identifiquem um objeto da casa que inicia com a letra, que traga e apresente
aos colegas. Com isso, eles identificam o objeto, relacionam o alfabeto,
escrevem a palavra, desenham a palavra e brincam com os colegas. Tenho
percebido que é importante a interação, o uso de música, vídeos e jogos. Agora
tudo muito curto, uma vez que o foco é menor.
Em uma das escolas, ficamos juntos duas horas com intervalo de
meia hora. E na outra escola trabalhamos direto uma hora. As crianças estão
respondendo as atividades e os pais são os parceiros, essenciais na ajuda das
atividades, filmam, fotografam, além de interagir diretamente com os filhos na
aula.
Os obstáculos são imensos e todos os dias temos novos desafios,
mas sinto que estamos aprendendo muito, estamos mais solidários e mais
cuidadosos uns com os outros. Estamos aprendendo o valor de uma coisa muito
simples, estamos aprendendo a importância de estar perto e o valor do “toque”.
Sayonara
Mirley
Graduada em
Pedagogia
Especialista
em Educação Infantil
Professora
da Educação Fundamental Menor
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ResponderExcluirExcelente prática e reconhecimento dos desafios enfrentados. Gostei muito das suas colocações e análises. E fechou com chave de ouro, quando expressou que estamos aprendendo a importância de estar perto e o valor do "toque". Parabéns, pela sua partilha e que sirva de luz para muitos pedagogos e para pais/responsáveis.
ResponderExcluirOlá Sanmyon! Você conhece muito bem a professora. Então, o trabalho desenvolvido por ela tem sido de imensa delicadeza, respeitando tempo, espaço, habilidades e limitações das crianças. Por isso o convite para que compartilhasse um pouco deste dia a dia.
ExcluirGratidão por ter vindo e deixado seu comentário.
O toque e a presença nessa fase do desenvolvimento é essencial.. não vejo desenvolvimento...vejo crianças estressadas, cansadas, tediosas....tristes. se empolgam na hora pq é uma festa ver os amigos, aqui não...estresse total, emocional nas alturas. Em conversas com mães tenho percebido o qto eles estão com medo. Falamos que crianças são resilientes ,se adaptam...não acredito mais nisso. À elas não é validado o seus sentimentos, suas emoções. Adultos dizem sempre que crianças são ótimas, esquecem rápido, se adaptam.
ResponderExcluirCom outro olhar hoje, vejo o qto nossas crianças não são tratadas como pessoas, ser humano, detentores de sentimentos e emoções.
Marcela, boa tarde.
ExcluirObrigada pelo seu compartilhar.
Realmente é um desafio para todos(as), crianças, pais, professores... estamos todos buscando caminhos para atravessarmos esse mar tão revolto. Não podemos ignorar de forma alguma os sentimentos da criança. Claro que elas sentem, inclusive com mais intensidade que a gente, por isso o nosso convite a professoras de diferentes níveis e modalidade de ensino, para nos relatar os desafios delas e dos discentes.
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ResponderExcluirLindo texto amiga querida ,que você possa passar todo seu conhecimento e principalmente Amor a seus alunos e também a os que acreditam em seus trabalhos. Que você continue sendo muito iluminada por Deus sempre. Beijos
ResponderExcluirGratidão pelo comentário. A Professora Sayonara está recebendo as mensagens e refletindo com muito carinho cada colocação.
ExcluirGratidão.