No processo de Pandemia do Covid-19, o Isolamento Social e o distanciamento da sala de aula presencial, me conduziu à buscar metodologias e orientações de como trabalhar por meio do Acesso Remoto, tornando o conteúdo compreensível e a aula dinâmica.
Ter acesso a equipamentos, tecnologias e ao mundo virtual nada adianta se não fizermos destes instrumentos possibilidades de caminhos. O equipamento por si só é um veículo que necessita de comando. Somos nós, professores. Sou eu, professora, que posso, por meio deles, fazer a diferença.
Dentre tantas possibilidades encontradas ao longo destes estudos e pesquisas, encontrei a Plataforma WordCloud.com
O que faz essa plataforma?
Bem, ela permite criar nuvem de palavras usando várias formas e imagens. É um site gratuito e permite salvar as nuvens criadas em PNG, PDF e SVG.
De maneira muito simples a plataforma nos permite inserir várias palavras ou um texto, e a partir deste, gerar uma nuvem de palavras.
![]() |
Elaborada pela Profa. Márcia de Albuquerque Alves, João Pessoa, 2020 |
Baseada nas palavras acima descritas, utilizando a plataforma, criei como exemplo ilustrativo esta nuvem de palavras. Na plataforma, menu "File", optei pelo item "Paste/Type Text". Na caixa que se abre coloquei o texto acima e cliquei em "Apply". Ele gerou então esta nuvem. No menu "Shape" escolhi o formato de troféu. E no menu "Colors" escolhi este fundo preto e as palavras nestes tons e cores. Ao final, gerei o arquivo clicando "File" => "Save as image".
A nuvem pode ser usada como atividade para os alunos e alunas ou como recurso didático para aula.
Pode ser utilizada da Educação Básica à Superior, em Palestras, Conferências, workshop, entre outros.
Como podemos utilizar a nuvem de palavras como recurso didático em nossas aulas?
Inúmeras são as possibilidades, mas iniciar um conteúdo com uma nuvem de palavras pode promover uma integração interessante. Inicialmente, podemos pedir que os alunos e alunas observem todas as palavras, leiam e escolham uma que mais chamou sua atenção. Dialogando com as palavras escolhidas, podemos solicitar que formem uma rede de conexão. Encontrem palavras que se conectam diretamente. E posteriormente, solicitamos a formação de um um conceito a partir destas palavras.
A partir de então, pela nuvem de palavras, podemos, apenas com ela, promover uma aula inteira, uma vez que as palavras são palavras-chaves relacionadas ao conteúdo a ser estudado.
A nuvem de palavras nos permitem criar mapas mentais. Segundo Campos & Daros (2018, p. 81) "Os mapas mentais procuram representar, com o máximo de detalhes possível, a relação conceitual existente entre informações que normalmente estão fragmentadas, difusas e pulverizadas em textos curtos ou longos". Desta forma, as nuvens podem nos auxiliar na construção dos mapas, uma vez que são importantes na "memorização de conteúdos e no registro de assuntos compreendidos em forma de resumos que sistematizam o entendimento da matéria e na compreensão do conteúdo".
Espero que gostem da dica!
Referência:
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado. Porto Alegre: Penso, 2018.
Márcia de Albuquerque Alves
Mestra em História - PPGH/UFPB
Professora do Ensino Superior
Centro Universitário UNIESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário